III Congresso de Astronomia

O III Congresso de Astronomia do Colégio Educação Dinâmica aconteceu nos dias 28, 29, 30 e 31 de agosto. 

A Diretora do Colégio, Professora Rosicler Hauagge do Prado fez a abertura do evento que teve como primeira atividade o lançamento da Revista de Produção Científica, contendo artigos elaborados por estudantes do 9º ano do ensino fundamental II. São 37 artigos científicos com dois temas: Estação Espacial e Colonização em Marte. 

Na sequência os estudantes assistiram à palestra do Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Doutor Ricardo Magnus Osório Galvão sobre a Conquista e o Uso do Espaço. O Diretor do IMPE iniciou sua fala dando os parabéns à Diretora e aos professores do Colégio Dinâmica por trabalhar a iniciação científica com alunos do Ensino Fundamental. “Não é comum eu dar palestras para alunos de colégio. Estou feliz em estar aqui pois, sei que esse cuidado com a iniciação científica é muito importante para o futuro do nosso país”.

No segundo dia, os alunos tiveram uma palestra com o Professor Janer Vilaça sobre a Desconstrução e Reconstrução de Conceitos Básicos do ensino de Astronomia, e com o Professor da UDC, Doutor Reinaldo Cesar e a professora da UNILA, Mestre Jéssica Glória Batista Lenzi. Juntos eles abordaram o tema gravidade, e desmistificaram algumas ideias propostas pelo cinema.

Durante a tarde, participaram de uma oficina de Foguetes e do Show de Física Virtual

No terceiro dia os alunos puderam ver o Planetário Urânia.

No último dia, os alunos puderam convidar amigos de fora à assistirem a palestra do Professor Mestre Julcimar Viapiana. Após a palestra, eles tiveram aula e participaram de jogos espaciais.

Ao final, os alunos dos 8ºs e 9ºs anos apresentaram os artigos e resumos científicos.


Galeria de Fotos