Astronauta da Nasa interage com alunos do Colégio

Alunos do Colégio Educação Dinâmica receberam a visita do astronauta da NASA Albert Sacco Jr. que foi ao espaço na missão Columbia, missão de pesquisas e estudos com laboratório espacial.

A conversa com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II foi sobre a viagem espacial. Dr. Albert Sacco trouxe toda sua experiência para estimular os estudantes e mostrar que com humildade, muito esforço e disciplina tudo é possível. “Muitos jovens têm uma visão distorcida dos EUA. Venho mostrar que não é fácil, mas também não é impossível se tornar aquilo que queremos ser”. 

A exemplo do Programa Dinâmica Internacional, o encontro com o Astronauta faz parte das ações desenvolvidas pelo Grupo Dinâmica para incentivar a internacionalização de seus alunos.

A Diretora Presidente do Grupo Dinâmica Professora Rosicler Hauagge do Prado falou do encantamento com a maneira com que os jovens alunos interagiram com o Astronauta. “Foi muito bom, os alunos fizeram uma pesquisa antes desse encontro, tiveram a motivação da pesquisa e o resultado foi arrepiante! Foi muito gratificante os estudantes perguntando, respondendo em inglês e traduzindo para os demais o que foi discutido. A educação é isso, nós temos que criar oportunidades para estimular nossos alunos, incentivá-los sempre”.  

 

Experiência em órbita trazida à terra

A experiência que teve em órbita fez com que o astronauta refletisse muito sobre a vida na Terra. Sacco faz questão de transmitir a reflexão. “A lição que eu trouxe do espaço comigo é muito simples, somos todos parte de uma grande família que é a humanidade. Sabemos que na Terra existem aqueles que entendem e aqueles que não entendem isso, por isso falo aos jovens que é primordial que todos pensem assim, em unidade. É muito importante que todos os países compartilhem suas tecnologias para que se desenvolvam em conjunto. Comparo a Terra como um grão de areia no universo, somos insignificantes sozinhos”.

Os alunos do 9º ano foram impactados pela apresentação do Astronauta.

“Desde criança, quando eu olhava para as estrelas sempre tive a curiosidade de conhecer o que há além do nosso planeta, outras formas de vida, outros tipos de gases, estrelas, enfim, sempre quis ser um astronauta. Foi uma experiência muito intensa conhecer um astronauta de verdade. Esse encontro me estimulou ainda mais. Senti que, apesar de ser difícil, é possível me tornar um astronauta”, disse Anthony Dorta.

“O Dr. Sacco Jr. contou como ir ao espaço mudou sua vida, não apenas por ter ido ao espaço, mas sim por ter entendido a insignificância da humanidade frente ao tamanho do universo. Ele disse que quando voltou para a Terra, olhava para seus problemas com outro viés, pensando o que seriam eles frente ao tamanho do universo. Realmente essa reflexão mudou a minha perspectiva, por mais que eu não tenha ido para o espaço, ainda! Afinal, quem não quer ser um astronauta?”, encerrou o estudante Eduardo Vieira Barbosa.

Galeria de Fotos